Objectivo do Blog

Sou mãe de uma menina que nasceu em 2009, o meu maior tesouro!
A minha filha apresenta comportamentos um pouco diferentes do comum para a idade, compatíveis com a Perturbação do Espectro Autista.

Este blog tem como objectivo a troca de informações com pais que estejam em situação semelhante.
Juntos encontraremos mais respostas pras nossas dúvidas e poderemos obter uma ideia melhor da evolução esperada para cada caso. Participem!

12 de março de 2012

A minha princesa com 24 meses


Comportamentos em casa:
Procura-nos quando precisa de nós, por exemplo para chegarmos alguma coisa que está fora do alcance dela, vem e diz “mão”, é raro olhar-nos nos olhos.
Quando a chamamos ela não vem, nem olha para nós (age como se fosse surda), é dificil captarmos a atenção dela, repete muitas vezes e em várias situações o som “hummmmmmm, hummmmmm”.
Por vezes responde “não” independentemente do interesse dela na tarefa em causa.
Quando é pra tomar banho vai buscar tudo o que lhe pedimos (meias, camisola, calças, toalha, etc), porque adora tomar banho.
Não responde quando perguntamos como se chama, nem quando perguntamos se gosta da mãe ou do pai.
Se vem alguém conhecido a casa mostra-se indiferente, não tenta comunicar, não gosta que a pessoa a pegue, não dá beijos/abraços.
Se vem alguém especial (que costuma fazer brincadeiras que lhe agradam) ela mostra-se alegre e puxa a pessoa para brincar, quando a pessoa deixa de fazer o que ela gosta volta a mostrar-se indiferente à presença dela.
Se vem alguém desconhecido não tem medo, mas não interage. Se a pessoa começa a fazer brincadeiras que lhe agradam ela age como com a pessoa especial e até aceita ir com a pessoa quando ela se vai embora.
Se pedirmos que dê beijos,  atire beijos ou diga xau raramente o fáz, mas se estiver alguém em casa que a incomode (interrompa as brincadeiras) ela puxa essa pessoa até à porta, empurra-a para fora e diz “xau”, faz xau e atira beijinhos.
Mesmo sabendo dizer muitas palavras, só fala em último recurso e às vezes nem assim.
Já disse: mãe, pai, mão, aqui, xau, cão, tia, pão, peixe, não, bom dia, chão, xixi, cocó, caca, aua (água), açá (maça), tí (alí), couo (colo), ana (anda), á-me (dá-me), mémé (gato), passa (uvas passas), xixa (carne), cacol (caracol), alde (balde), atata xita (batata frita), piu-piu.
Quando é  contrariada tem tendencia para bater e ser agressiva (bate, ferra, dá cabeçadas, atira objectos).
Entende quando digo que algo está “em cima/baixo” “atrás de tí”, “em cima da tua cama”, “na casa de banho” e vai buscar.
Gosta mais de jogos de encaixe do que de outros tipos de brinquedos.
Adora desenhos animados e identifica as personagens em fotos (gosta mais de desenhos animados para mais crescidos (Boog e Elliot 1,2,3, Kenai e Koda 1,2, a idade do gelo 1,2,3, Stuart Little2, Rei leão  1,2,3, chicken little, wall-e etc) do que para pequeninos (ruca, nody, mickey mouse), o preferido de todos é o wall-e.
Se lhe mostrar um livro e lhe perguntar onde está determinado objecto ela aponta e diz  “aqui”.
Aprende depressa rotinas, no entanto se eu as mudar ela adapta-se bem.
Pede que lhe ponha ganchinhos no cabelo e gosta de pulseiras e colares, também gosta que lhe ponha perfume.
Não gosta de sair de casa.

Quando sai:
Gosta de brincar em sítios que tenham outras crianças a brincar, não tenta comunicar, mas gosta de os ver e de brincar como eles. Fica triste quando os meninos vão embora.
Não tem noção do perigo.
Se um estranho se mete com ela dum modo que lhe agrade, aceita colo e até ir com essa pessoa.
No shoping anda sempre a correr e gosta de ver e mexer nas coisas que despertam atenção, não se incomoda de ver tantos desconhecidos, do barulho, nem de nos perder de vista.
Se vamos a casa de familiares ela entra e vai logo explorar a casa, não liga se nós também ficamos ou se a vamos deixar lá e também não liga a quem está, se quiser alguma coisa aborda-os dizendo “mão” e conduzindo-os ao que pretende como faz connosco.
Por norma é ela que pede pra regressar a casa, nessa altura aceita dar beijos de despedida a qualquer um.

Na Creche:
Isola-se dos outros meninos, refugia-se na biblioteca ou em zonas menos “concorridas”.
Se é importunada tem tendencia para ser agressiva.
Não se esforça minimamente por comunicar.
Não se interessa pelas atividades que a educadora faz com os meninos.
Está muitas vezes no mundo da lua.

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