Objectivo do Blog

Sou mãe de uma menina que nasceu em 2009, o meu maior tesouro!
A minha filha apresenta comportamentos um pouco diferentes do comum para a idade, compatíveis com a Perturbação do Espectro Autista.

Este blog tem como objectivo a troca de informações com pais que estejam em situação semelhante.
Juntos encontraremos mais respostas pras nossas dúvidas e poderemos obter uma ideia melhor da evolução esperada para cada caso. Participem!

1 de outubro de 2012

Foi há um ano que tudo começou...

...a minha filha não era como os outros meninos...

- raramente reagia quando era chamada
- não olhava pra quem falava com ela, nem se interessava em ouvir
- não se interessava por outras crianças
- não brincava como as outras crianças
- não se interessava por comunicar
- não dava beijos, nem abraços, nem fazia xau...
- não se interessava pelas actividades desenvolvidas pela educadora
- passava o tempo isolada e se a importunassem era agressiva.

Eu era apenas a "mão", uma coisa que servia pra lhe chegar o que estava fora do alcance...

Passei um mau bocado, especialmente quando me via rodeada de outras crianças da mesma idade, ver como reagiam e o que já faziam doía muito!

Há sensivelmente três meses a minha princesinha começou a desabrochar, começou a dizer muitas mais palavras, começou a formar pequenas frases, começou a comunicar para além dos seus interesses...
Começou a querer mimínhos, começou a dar beijinhos e xís apertados...

Hoje está tão diferente!

Fica feliz quando vê as pessoas que gosta e corre a dar-lhes beijos e fica triste quando se vão embora.
Está muito sentimental e comove-se ao ver algo triste.
Já me pede que fique ao pé dela a ver televisão e pra brincarmos juntas.
Está um pouco mais calma e já nos ouve mais.
Na escolinha todos estão surpreendidos com os progressos dela e já tenta interagir com os amiguinhos.

Claro que ainda existe um longo caminho a percorrer, mas os meus dias estão bem mais coloridos...



4 comentários:

  1. E vai continuar a desabrochar muito mais e a encher-te esses dias de cor e alegria! Daqui a uns tempos já nem te lembras desta data :)

    ResponderEliminar
  2. É o que eu espero Rainbow!
    Ando tão feliz por vê-la a olhar as pessoas, a sorrir, a falar, a pedir que brinquem com ela que me atrevo a pensar que vai conseguir sair do espectro...

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá! Que bom! O meu pequenito também deu um "salto", compreendo muito bem a tua alegria!
    Bjs
    Catarina

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Fico muito contente, vais ver que cada dia ela vai surpreender mais.

    Bjinhos

    ResponderEliminar