Objectivo do Blog

Sou mãe de uma menina que nasceu em 2009, o meu maior tesouro!
A minha filha apresenta comportamentos um pouco diferentes do comum para a idade, compatíveis com a Perturbação do Espectro Autista.

Este blog tem como objectivo a troca de informações com pais que estejam em situação semelhante.
Juntos encontraremos mais respostas pras nossas dúvidas e poderemos obter uma ideia melhor da evolução esperada para cada caso. Participem!

31 de maio de 2012

Um dia com...


A minha piolhita!
- Bom dia princesa! Toca a acordar!
- hoje é dia de escolinha e a mãe vai trabalhar...
- a mãe vai trabalhar e vai ganhar dinheirinho pra comprar???

- ...
- pra comprar ... muita papinha!
- ui tanto sono que tu tens!

- sono... sono...
- eu sei princesa, eu também tenho sono, mas tenho que ir trabalhar... e tú tens que ir prá escolinha! Vamos lá...
Visto-lhe o robe:
- vamos fazer um xixi
sento-a no pote e tiro dois conjuntos de roupa:
- olha, que camisola queres vestir esta ou esta?
- ...
- esta é muito bonita, queres esta?
- ...
Só escolhe quando lhe apresento a camisola dos brilhantes, (adora coisas brilhantes) essa tem tantos que ao final do dia até no cabelo os tem) pergunto sempre pra ver se me começa a responder.
- então já fizeste xixi?
- ...
- deixa-me ver!
(se não fizer coloco fralda, se fizer...)
- que menina tão linda!!! Olha que xixi grande tú fizeste! Muito bem!
- olha queres que a mãe te ponha fralda ou vais de cueca prá escola?
- queca! (hoje finalmente respondeu-me iupi!!!)
- queres cueca! ai que linda! tu já és uma menina grande e as meninas grandes não andam com fralda!
- quem é a minha princesa linda???

- ...
- É a Tatiana!!! 
- olha queres leitinho?
- ...
- queres uma bolacha preta? (oreo)
- chim olacha peta

No carro a caminho da escolinha:
- olha princesa hoje está sol, gostas de sol?
- ...
- Olha um cavalo!
- ...
(vou falando com ela... mas sem respostas)
(quando passam camiões ou carrinhas)
- mãe mãe popós nanne (popó grande)

Chegamos à escola: Entra no hall e espreita prá sala pra ver que desenhos animados estão a dar... se não agradarem fica muito desiludida e não quer entrar... se agradarem entra logo e vai sentar-se frente à tv, sem olhar sequer pra quem está na sala, por vezes até calca os coleguinhas que estão sentados...
Digo "bom dia", as auxiliares cumprimentam-me e puxam por ela pra ver se ela diz "bom dia", parece quer ela sabe dizer na perfeição, mas eu nunca ouvi!

No final do dia, quando a vou buscar:
cruzo-me com a amiguinha A.
- Olha a mãe da Tatiana, anda, a Tatiana está alí (larga o pai dela e puxa-me pela mão)
- Tatiana olha a tua mãe!
Está distraída a brincar que não lhe liga, a amiguinha vai ao pé dela, tira-lhe o brinquedo e puxa-a até à porta:
- olá!!!
- mãe mãe mãe mãe
Pego-a no colo e dou-lhe muitos beijos, digo-lhe que tinha muitas saudades e ela agarra-me e dá às pernas.
- xau, até amanhã! Tatiana, diz xau à B.
- ...
- Então... diz “xau”!
- xau
- E “até amanhã”
...
- Vá lá “até amanhã”
- té nhanhã
- Linda!
Pede chão e vai logo pró pé da mochila dela.
Depois vai buscar a caneta e dá-ma pra eu assinar no livro a saída.
Ao sairmos:
- Toca toca
(quer que pegue nela ao colo para ser ela a carregar no dispositivo que abre a porta)
Saimos e vai a correr para o muro, sobe e anda lá a fazer equilibrismo!
- dá-me a mão senão cais!
sacode-me a mão... não quer que a agarre
- dá-ma a mão! olha que cais!
afasta-me as mãos e apressa o passo...
- mãe salta, salta
pra eu a ajudar a saltar no topo do muro, nessa zona já é abastante alto.
Aproxima-se uma desconhecida:
- Ai que tu cais! Queres dar-me a mão?
Ela afasta-se
- Como te chamas?
- ...
- Não tens medo de cair e fazer um doi-doi?
- ... 
- Andas aqui na escolinha?
- ...
Entretanto pego nela e meto-a no carro, senão ficava lá a andar em cima do muro e a saltar...
No carro vou falando com ela, mas o que interrompe o meu monólogo é
- mãe mãe popós nanne (quando passa um camião ou carrinha)
Ao avistar a nossa casa:
- Olha, onde está a nossa casa? 
- Tá lí casa
- E de quem é a nossa casa?
- ...
- É do pai, da mãe e da Tatiana!
- E de quem mais?
- ...
- Também é da Luna, do Koda, da Mia e da Estrela
- Têla (Estrela)
- Olha, quem é aquela?
- Bós (avó)
- E de quem é aquela casa?
- Bós
- Muito bem, é da avó e do avô! 
- e a avó tem um cão... como fáz o cão?
- au au au
- pois é... linda! ... e a avó tem gatinhas...
- có có có
- muito bem!
Entra, chega à sala e começa:
- popós popós popós popós popós...
(está na fase Faísca Mcqueen)
- não – não tem popós! Vais dar um passeio com o pai!
Com uma visita ao rio ou a oferta de uma goma, no café, lá a aliciamos a ir passear.
Custa-lhe sair, mas depois diverte-se e às vezes nem quer vir embora.
Quando chega começa de novo:
- popós popós popós popós popós...
- não, hoje não tem popós, só tem o Ruca
- não não
e vai amuar pró sofá (mete-se debaixo dos assentos) 
entretanto nova tentativa: chega ao pé de mim, dá-me um beijo nas pernas e diz:
- beijo beijo!
- popós popós popós popós popós
- não Tatiana! o popós está estragado! Só tem o Ruca!
Vai pró sofá... levanta os assentos todos, deita as almofadas pró chão e fica a brincar com qualquer coisa ou vai andar nos carrinhos dela ...
Entretando chega ao pé de mim:
- mãe uca uca!
- Queres ver o Ruca?
- chim uca
Lá coloco um episódio do Ruca e aproveito pra lhe dar a sopa.
Depois ponho-a na cadeira dela pra comer o "prato", que come sempre sozinha e muito bem.
Entretanto temos uma batalha pra ir dormir e assim termina o dia...

No dia seguinte o ritual é o mesmo, e assim ela vai respondendo cada vez a mais perguntas :)

6 comentários:

  1. Excelente!!!!!!!!!!! Está no bom caminho!

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  2. A mim também me parece muito bem!! Do meu não arranco uma única palavra!! Só faz uns gestos. Imagina esse dia sem uma palavra!
    bjs

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    1. Sabes Catarina,eu não preciso imaginar porque eu já tive este dia sem uma única palavra e não foi assim à tanto tempo!
      É um facto que a minha filha sabe falar... mas é unicamente quando lhe apetece, o teu menino não fala mas tem INTENÇÃO de comunicar, porque como tú dizes, com gestos ele chega lá!
      Se a minha menina tivesse real intenção de comunicar já dizia tudo e mais alguma coisa, aqui é que está a diferença!
      Tem mais um pouco de paciência e vais ver que ele vai conseguir :)

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  3. Olá,
    Acho que a tua menina tem muitos indicadores de bom prognóstico... assoar o nariz, utilizar pronomes, começar a construir frases, coordenação motora (achei fantástico ela ter conseguido cortar tecido com a tesoura!)...
    Essas também são as estratégias que eu uso com a minha menina...
    Beijinhos e continua...
    Angel Mum

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    1. Olá Angel Mum
      a minha filha, tirando o facto de às vezes andar em bicos de pés, tem boa coordenação motora, a educadora diz que é a única que se atreve (não tem noção do perigo) a subir o espaldarte do ginásio até ao topo, que até arrepia vê-la!
      Em relação à tesoura, foi realmente um feito :) mas ela só conseguiu porque era a tesoura das unhas e corta híper bem, se fosse uma normal, mesmo pequena, penso que não teria conseguido.
      - ela não lhe meteu os dedos, agarrou uma metade em cada mão, entalou-a no tecido e toca a apertar!

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