Objectivo do Blog

Sou mãe de uma menina que nasceu em 2009, o meu maior tesouro!
A minha filha apresenta comportamentos um pouco diferentes do comum para a idade, compatíveis com a Perturbação do Espectro Autista.

Este blog tem como objectivo a troca de informações com pais que estejam em situação semelhante.
Juntos encontraremos mais respostas pras nossas dúvidas e poderemos obter uma ideia melhor da evolução esperada para cada caso. Participem!

24 de julho de 2013

Mentir ou enfrentar?

Como já aqui referi, a minha filha tem obsessão por desenhos animados, se pudesse via dvds de animação 24 sobre 24 horas...
Todos os dias era a mesma guerra na hora de desligar a TV, um dia, de noite, falhou a luz e andamos de lanternas dentro de casa – disse-lhe que tinha acabado a energia e mostrei-lhe que estavam todos às escuras – ela aceitou e até achou um piadão a andar de lanterna. Depois disso resolvi desligar a eletricidade da sala (luz, TV, DVD) no quadro eléctrico e dizer-lhe que tinha acabado a anergia, que no dia seguinte tínhamos que ir trabalhar pra o "senhor" nos dar mais energia – ela ficava triste, mas conformava-se rápido e os dias ficaram muito mais fáceis e muito mais produtivos.

Agora que começou a praia não dá para a deixar ver televisão à noite porque além de ter que ir prá cama cedo (para acordar às 7 da manhã)... não sobrava tempo para fazer mais nada com ela...
Qual foi a estratégia: disse-lhe que tinha trabalhado pouco porque estava com muito sono e que o “senhor” ficou zangado comigo e não ligou a energia da sala -  ela começou de imediato num choro imenso, a empurrar-me... ainda lhe disse que tinha que dormir muito para não ter sono no trabalho, mas ela só me empurrava e dizia “tú não trabalhaste pouco”, "o senhor não zangou”...
Deixei-a na sala a chorar... esteve 15 minutos nisso, depois fui novamente ao pé dela e repeti  que se fosse prá cama cedo ia conseguir trabalhar muito e teríamos muita energia... ela vira-se e diz “tou zangada contigo, tú não trabalhaste muito” e começa outra vez a chorar...
Quando se acalmou disse-lhe que o "senhor" é que era mau e não deixava dormir nem um bocadinho e que ela é que tinha sorte porque podia dormir na escolinha... que tínhamos que ir sempre cedo para a cama.
Ela, no meio dos soluços, lá disse que sim – e que o senhor era mau e que amanhã eu devia bater-lhe!!!
Não sei até que ponto faço bem em inventar estas histórias... mas o que é certo é que brincamos, tomou banho, jantou, lí-lhe uma história e pela primeira vez na vida dela foi de livre vontade prá cama e adormeceu em 5 minutos.
Amanhã vou dizer que trabalhei muito mas a máquina da energia avariou...

O que acham deste tipo de “procedimento”?


2 comentários:

  1. Sinceramente, acho que são mentiras aceitáveis... Se é para o bem deles! Eu também digo que a TV ou computador estáo avariados... E às vezes estáo mesmo!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Acho que pequenas mentirinhas não vão prejudicar,não me parece que estejas a fazer algo de mal.

    ResponderEliminar