Objectivo do Blog

Sou mãe de uma menina que nasceu em 2009, o meu maior tesouro!
A minha filha apresenta comportamentos um pouco diferentes do comum para a idade, compatíveis com a Perturbação do Espectro Autista.

Este blog tem como objectivo a troca de informações com pais que estejam em situação semelhante.
Juntos encontraremos mais respostas pras nossas dúvidas e poderemos obter uma ideia melhor da evolução esperada para cada caso. Participem!

28 de maio de 2012

Minhocas na cabeça...

A minha filha sempre dormiu mal de noite, a sesta até dorme bem, mas de noite é um desatino, nunca quer ir prá cama e demora imenso a adormecer.
Além disso acorda sempre de noite, felizmente que a maioria das vezes procura a chupeta e a mantinha e volta a adormecer, mas às vezes passa a noite agitada, dá muito às pernas e até choraminga.
Já me passou pela cabeça que fossem dores de crescimento... ou pesadelos...sei lá...
Este fim de semana foi terrível, mal dormi porque ela se fartou de dar cambalhotas na cama...
Agora ando com minhocas na cabeça, porque me parece que depois duma noite destas ela fica sempre mais desligada :(
Já lí relatos de crianças que vão piorando com a idade e fico cheia de medo...

O meu marido diz que provavelmente é porque dormiu mal e está mais cansada... mas fico tão preocupada!
Fartei-me de falar com ela e de lhe perguntar coisas, mas ela andou muito distante :(

As brincadeiras preferidas este fim de semana foram:
- ir à gaveta dos talheres e afins e enfiar tudo na ranhura de uma caixa vazia de super bock, depois despejar tudo no chão e começar de novo a meter lá pra dentro...

- apanhar ameixas do chão, deitá-las dentro do tanque e vê-las a ir ao fundo...

Espero que sejam apenas minhocas...


8 comentários:

  1. Olá, Helena!
    Não sei se serão só minhocas mas vou dizer-te o que normalmente se passa com o meu filho e o que diz a terapeuta, pode ser que ajude.
    Basta ter o nariz entupido ou tosse e dormir mal (ele dorme muito de dia e de noite) para ficar mais distante, isolado e participar menos nas brincadeiras, preferir transportar objectos e ver os carrinhos a cair, por exemplo. A terapeuta diz que quando ele está mais embaixo se isola e procura estes comportamentos/brincadeiras como refúgio pois são os que lhe fazem sentir melhor. Diz que como qualquer pessoa que está mais embaixo de forma procura um refugio naquilo que a tranquiliza e lhe dá mais prazer...
    Beijinhos
    Catarina

    ResponderEliminar
  2. Tenta falar destas tuas preocupações ao médico que acompanha nas consultas de desenvolvimento.
    As minhas chegaram a ter episodios de terrores nocturnos e pesadelos, o sono sempre foi agitado mas dormiam. Agora o que importa ver é se esse sono tem qualidade ou não... Há umas semanas atrás, as minhas dormiam cerca de 9h/noite mas era um sono leve que não as deixava descansar o suficiente para recuperar...

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  3. Olá Helena,

    É normal os meninos do espectro sofrerem de perturbações do sono. Mas com essa idade todos (quase todos) os miúdos dormem mal. Sem stress. Se for um caso realmente muito severo o pedopsiquiatra pode receitar melatomatina (produto natural) e pode ajudar pelo menos no adormecer.
    Boa sorte.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Helena
    Obrigada por ter passado pelo Diário do Jão.
    A sua menina é lindíssima e está muito desenvolvida não só fisicamente ,mas nas tarefas que desempenha,na fala...
    Cada caso é um caso e não podemos fazer comparações.
    Sou apenas uma avó que tenta fazer o melhor que sabe.
    Beijinhos ás duas e felicidades

    ResponderEliminar
  5. O meu passou entre os 2 e os 3 por uma fase terrivel de sono agitado, pesadelos e terrores nocturnos... Teve ainda apneias de sono devido a amigdalas e adenoides aumentados sendo que apos a operacao o ano passado melhorou e muito.

    O sono e fundamental para eles estarem bem e diminuir a hiperactividade. Quando não dormem bem durante o dia tem que se auto-estimular ou focar-se em algo para combater o cansaco, um pouco como quando nos para lutarmos contra o sono temos que encontrar estrategias para ficarmos acordados. O meu quando não dorme bem noto logo a diferenca... Fica agitado, alheado, irritado, e difícil obter respostas dele... Por exemplo, agora anda assim ha uma semana pois anda cheio de tosse e com o nariz entupido.

    Mas pode ser uma fase passageira Helena, pois por exemplo o meu filho agora dorme profundamente 11 hrs a noite + sesta de dia. Observe se ha alguma questao fisica que perdure, como nariz constantemente entupido e se for o caso va com ela ao otorrino pois pode fazer apneias de sono e isso e pessimo pois não oxigena o cerebro.

    Se não for o caso, aguarde uns meses pois a coisa mais normal do mundo e os miudos nesta idade terem pesadelos e agitacao nocturna.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era exactamente isso que eu queria dizer quando falei no nariz entupido e na tosse! Obrigada, rainbow mum, explicou muito melhor!
      beijinhos
      Catarina

      Eliminar
  6. Ah, e não me parece que a sua filha, pelas caracteristicas que vi se enquadre num quadro de autismo regressivo! Não mesmo! Por isso não esta de certeza perante um cenario de regressao. Acho que aquilo que os outros pais acham normal, que e eles passarem por fases, nos temos sempre a tendencia para analisar em demasia e achar que e um retrocesso ou que esta a perder capacidades. Nada disso, apenas sao criancas tambem como as outras :) Olhe vou dar-lhe um exemplo, quando o meu tinha 2 anos sabia o abcedario todo. Aos 3 já não sabia uma unica letra... Ora eu pensei esta a regredir!!!! Não, simplesmente já não estava para ai virado e tinha agora outros interesses. Aos 3 e meio, voltou a interessar-se e claro aprendeu-as todas num instante :)

    ResponderEliminar
  7. Obrigada a todas pelas respostas!

    Obrigada :)

    ResponderEliminar