Objectivo do Blog

Sou mãe de uma menina que nasceu em 2009, o meu maior tesouro!
A minha filha apresenta comportamentos um pouco diferentes do comum para a idade, compatíveis com a Perturbação do Espectro Autista.

Este blog tem como objectivo a troca de informações com pais que estejam em situação semelhante.
Juntos encontraremos mais respostas pras nossas dúvidas e poderemos obter uma ideia melhor da evolução esperada para cada caso. Participem!

20 de abril de 2012

Fase "Tom e Jerry"

A minha filha começou a ver desenhos animados muito cedo, coisa que não é nada recomendada eu sei, mas na altura não tinha muito como impedir que isso acontecesse...
Ligar a televisão foi provavelmente a primeira coisa que ela aprendeu a pedir e se lhe desse asas ficava o dia todo a ver desenhos animados, não era televisão - eram mesmo desenhos animados (em DVD) e é engraçado que sempre se notou preferência por filmes para mais crescidos porque se colocasse outros, ela mostrava logo desagrado (talvez por serem mais simples e calmos).


Como ela gosta tanto de ver os filmes, uma altura lembrei-me imprimir as personagens e fazer pequenos livrinhos com elas, ela adorou e é assim que escolhe o que quer ver, folheia o livrinho e vem-me mostrar o bonequinho.



Agora vê muitíssimo menos televisão do que via antes, só a deixo ver um bocadinho enquanto cozinho, o resto do tempo brincamos juntas.
Já teve a fase kenai e koda, a fase Hakuna matata, a fase madagascar, a fase chicken litlle e outras, mas a fase Wall-e essa é que foi (e ainda é)... a criatura nunca se cansa se ver o Wall-e... porque será que tem tanto fascínio por esse filme?!
Neste momento anda na fase Tom e Jerry e não me está a agradar nada porque aquilo não ensina nada, pensei que ela não fosse ligar nenhum a esses DVDs...
O que é que eu me lembrei fazer - fui ao livrinho e arranquei as folhas que tinham e Tom e Jerry.
Quando ela foi pegar nos livrinhos, fartou-se de procurar, mas claro, não os encontrou, no entanto resolveu bem a questão - chegou ao pé de mim e disse "mãe maus, mãe maus"...
Ainda lhe mostrei outros "maus" (doutros filmes), mas ela não se deixou enganar e só se calou quando coloquei o raça do Tom e Jerry :-)


3 comentários:

  1. Olá!
    A ideia do livrinho é o máximo!
    O JF só começou a ver bonecos na Tv por volta dos 18 meses pois sempre levei muito a sério todas as recomendações de que os bebés não devem ver tv.
    Não ligava muito à tv a não ser nos intervalos dos programas, quando ficava completamente hipnotisado com os anúncios. De tal forma que quando caía e batia com a cabeça (quando começou a andar), eu procurava logo o intervalo de um programa gravado para ele se acalmar! era certinho parava logo a choradeira!
    As 18 meses, durante o auge da fase transportar objectos insessantemente, descobri que ele parava de o fazer quando punha o babytv.A terapeuta ocupacional advertiu logo dos perigos da tv mas eu achei preferível ver tv do que transportar objectos! Foi assim que consegui que ele fizesse adeus, aos bonecos! Mas aí aprendeu a ligar a tv e assim que chegava a casa ligava e só se calava do HUM HUM quando punha o babytv... tive de começar um "desmame" de babytv, punha só um bocado e depois apagava, chorava um bocado mas depois passava. E assim vamos de obsessão em obsessão... Uma que perdura é a musica mas optei por pôr musica CD em vez de DVD ou computador porque fica completamente absorvido. Agora já sabe ligar o DVD e por cd mas de musica (sem a imagem). Ele adora musica, anda muitas vezes a cantarolar ou seja a entoar as melodias.
    Recentemente também descobriu o Bob o construtor no Jim Jam que adora mas é por causa dos veículos (escavadoras, tratores, gruas, etc), esta é outra "pancada" dele!
    E assim andamos a gerir umas e outras a tentar equilibrar a coisa!
    beijinhos
    Catarina

    ResponderEliminar
  2. Ui o meu tb adora o Tom&Jerry e todos os que tenham muitas maldades :) A Pantera, o Speedy Gonzalez, o Bip Bip, o Picapau... Claro q eu bem q tento q ele veja mais Rucas e coisas assim mais calmas e educacionais... Mas de vez em qd tb não há-de fazer mal uns assim mais mexidos :)

    ResponderEliminar
  3. As minhas piolhas já tiveram as fases todas de desenhos animados que se possa imaginar...
    Quando andam com as neuras, a tendência é um regresso a desenhos animados feitos de plasticina (não sei se há relação mas coincide sempre) tipo Carteiro Paulo ou Ovelha Choné.
    Já passámos a fase do Picapau, do Tom & Jerry e sei lá mais de quê. A Pantera Cor de Rosa já por cá deu um ar da sua graça durante meses, agora estamos numa de Barbie a toda a hora + as princesas da Disney.

    Falei do ver TV à equipa do PIIP mas sejamos francos: ou tenho as piolhas de volta de mim na cozinha debaixo dos pés ou a ver TV. Prefiro esta última.

    Agora também já passam mais tempo no quarto porque mudei lá uma coisita. Vou colocar um post no blog sobre isso.

    beijos

    ResponderEliminar