Objectivo do Blog

Sou mãe de uma menina que nasceu em 2009, o meu maior tesouro!
A minha filha apresenta comportamentos um pouco diferentes do comum para a idade, compatíveis com a Perturbação do Espectro Autista.

Este blog tem como objectivo a troca de informações com pais que estejam em situação semelhante.
Juntos encontraremos mais respostas pras nossas dúvidas e poderemos obter uma ideia melhor da evolução esperada para cada caso. Participem!

8 de novembro de 2012

Passeio no shoping

Está tão diferente o amor da minha vida!
Ontem fui buscá-la ao infantário e quando chegamos a casa dei-lhe logo a sopa porque queríamos dar um salto ao shoping.
- come a sopa que vamos ao shoping!
ela - shopim... shopim

Fez um xixi no pote e lá fomos, arrisquei não por a fralda e correu tudo bem.

Ela adora o shoping porque passamos sempre pela área da "casinha".
Agora já vai bem de mão dada, de vez em quando lá dá uma corrida desenfreada, mas já reage se a chamarmos, isso é maravilhoso!

- sabes... vamos comprar um computador!
ela - putador?
- sim, como o da tia Cláudia  assim vais puder ver a "larva" em casa! (são uns desenhos animados tolos, mas ela adora).
ela - putador! putador! aos saltos

Portou-se super lindamente!
Lá tivemos que ir buscar uns nuggets ao Mc Donalds e umas batatas pra molhar no "kexup", o que a cachopa gosta de ketchup!!!
Depois fomos à "casinha", ela tirou a botas e foi brincar, não tinha nenhuma criança, mas depois veio uma menina - pela primeira vez ví a minha filha a interagir com outra criança por iniciativa própria:
a menina estava a subir os degrausitos da casinha mas com dificuldades, e ela reparou - chegou-se ao pé dela estendeu-lhe a mão e disse-lhe "ajuda menina"... tão fofa!!! Fiquei derretida!!!

Quando íamos pra casa ela viu o comboio, (daqueles que se mete 1 euro e dá umas voltas sobre uns carris) e quis andar, eu disse que não tinha moedas, pra ir pedir ao pai...
Nem foi preciso repetir, ela deu uma corrida pra alcançar o meu marido e começou-lhe a meter as mão nos bolsos - "que queres" perguntou! e ela "moedas"!!!
Pegou o euro, correu novamente pró comboio, meteu-a na ranhura e lá foi ela!!!

Muito bom!!!

15 comentários:

  1. Olá,

    Que bom, maravilhoso.
    A minha está a portar-se melhor mas ainda gosta muito de andar é a correr, costumo ir muito com ela( porque ela adora) ao Parque Nascente, a piolha adora o parque de lá, até que já vai sossegada e de mão dada( até gosta de ir dar abraços e beijos ao urso que está há porta da loja natura, sempre é melhor lá porque no gaiashopping para além do urso da natura também tem de ir tocar o sino da vaca que está há entrada da loja HipHop), mas mal vê o parque corre logo em direcção a ele.
    O que fico contente é que consegue interromper a brincadeira para fazer xixi ou coco, fiquei feliz porque da última vez ela estava a brincar e sai a correr do parque e disse "mama xixi" e lá fomos nós para a casa de banho, nem acredito no facto de já fazer uns mesitos que ela deixou e nada de acidentes, acho que foi a maior conquista dela...
    No parque ela ainda não interage com as crianças que lá andam, mas já fico contente porque às vezes aquilo está mesmo cheio mas ela adora ir para lá há mesma, não lhe faz confusão andar lá no meio daqueles miúdos todos, acredito que com o tempo ela vai interagir porque ela adora os meninos do infantário, já começou a interagir com eles, tanto com os da sala e alguns das outras salas.
    Também adora andar num comboio que lá tem, mas o problema é que quando começa não quer andar só 1 vez!!!
    Acho que a pequena já está viciada em Mcdonalds, eu costumo pedir o Happy Mill mas ela não come o hambúrguer é só mesmo pelo presente o que ela quer é nuggets, adora e costuma comer 2 cx ou sacos depende da embalagem mas é isso mais batatas fritas e tento dar sumo em vez de coca cola, mas até disso ela gosta. Vá lá que é só de vez em quando.
    Ultimamente temos ido várias vezes porque o tempo não permite dar grandes passeios há noite na rua, por isso acho que a vicio em shoppings, mas é bom poder ir dar passeios com ela como uma família normalíssima como qualquer outra....

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou um bocado despistada, estava com a ideia que a Sílvia morava lá pró centro...
      Mas se costuma ir ao Parque Nascente temos que morar relativamente perto!
      É de onde?

      Eliminar
    2. Olá,

      Eu sou de Gaia mas moro mesmo junto ao acesso há ponte do freixo, por isso de carro chego em 10 minutos ao Parque Nascente. Por isso é que vou lá bastantes vezes com a pequena porque ela gosta do parque de lá.

      Bjinhos

      Eliminar
  2. É tão bom quando somos surpreendidos por coisas que para outros pais, são banalidades.

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    O Shopping a que vou mais frequentemente também é o parque Nascente e identifiquei-me com tudo o que descreveu. Qualquer dia ainda podíamos combinar e juntávamos as três piolhas :)

    Beijinhos,

    Angel Mum

    ResponderEliminar
  4. Eu ia adorar, mesmo!!!
    Podemos combinar um fim de semana!

    bjs
    Helena

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Eu também acho que ia ser muito giro por isso é só combinarmos:-)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Muito bem!
    Peço então que enviem o vosso contacto telefónico pró meu email
    lenaetati@gmail.com

    bjs
    Helena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Fiquei muito contente com a vossa receptividade...
      Vou enviar o contacto para o e-mail.

      Beijinhos,

      Angel Mum

      Eliminar
  7. Ja tinha escrito uma mensagem neste post mas não a vejo...
    Fico mt feliz por voces a Tatiana esta a surpreender de dia para dia ja faz tanta coisa nova :D
    não vejo a hora de ver a minha evoluir assim, mas este fim de semana fomos almoçar a minha sogra e ela adormeceu, deixei a lá e fui as compras qd la cheguei e foi abrir a porta com a avó disse quem é??? :DDDD
    tb andou a jogar a bola e disse bóa mas nunca mais voltou a repetir :( agora fala fala mas não se percebe nada...Helena a tua menina antes de começar a falar a sério tb falava assim como a minha???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      A minha fala assim, agora é que está a ficar mais receptiva a dizer palavras novas e até a querer juntar algumas( principalmente a cantar), a alguns meses achava isso um desejo muito distante:-)
      Mas ainda falta um looooonnnngo caminho:-p

      Eliminar
    2. Olá Anabela, a minha filha nunca foi criança de palrar, passava era horas a fazer hummm hummm hummm, aos 20m+/- já dizia uma palavritas isoladas, mas lá está, unica e exclusivamente quando queria alguma coisa, nunca para interagir comigo, se é que me faço entender :)
      Foi fazendo cada vez menos o som hummm hummm, e cada vez foi dizendo mais palavras, até que começou a falar sem ser por querer alguma coisa - como eu tenho descrito ultimamente. Posso-te dizer que só tenho o prazer de a ouvir a falar sozinha há uns 3 mesitos, mas felizmente noto que cada vez dá mais valor à comunicação, acho que já entendeu que assim consegue mais coisas.

      Eliminar
  8. Helena obrigado pela resposta
    hum hum hum e assim sons esquisitos a minha nunca fez ela ate parece que quer falar e não consegue emite mts sons e ja diz tb coelho quando vê o livro que a terapeuta tem, o que noto na evoluçao nela é ir a minha procura parece que anda desorientada pela casa qd não me vê fica a minha espera na escada ate que eu deixa pede colinho e fica ali quetinha a receber miminhos adora ou seja eu acho e a terapeuta ja me disse ela criou relação comigo e que isso é mt bom, o que mais me faz confusão é ela não ligar ao que digo aquela indiferença da comigo em doida se eu disser dá a chucha à mama vamos comer ela deita a chucha fora se disser vamos tomar banho tb percebe mas se eu disser vai buscar isto ou aquilo nem liga ao que eu lhe digo, apontar tb não aponta a tua qd começou a fazer isso???

    ResponderEliminar