Objectivo do Blog

Sou mãe de uma menina que nasceu em 2009, o meu maior tesouro!
A minha filha apresenta comportamentos um pouco diferentes do comum para a idade, compatíveis com a Perturbação do Espectro Autista.

Este blog tem como objectivo a troca de informações com pais que estejam em situação semelhante.
Juntos encontraremos mais respostas pras nossas dúvidas e poderemos obter uma ideia melhor da evolução esperada para cada caso. Participem!

9 de maio de 2013

Explosão de alegria!


É oficial:
A comparticipação da Segurança Social nas terapias vai ser de 78%

Irei ser reembolsada brevemente.

Que alívio... nem imaginam!!!

Agora já vai sobrar mais algum dinheiro ao final do mês!

Vou poder inscrevê-las noutras atividades :)


biba, biba , biba!!!

8 comentários:

  1. Boa, boa, boa!!
    Boa continuação!
    Bjs
    Catarina

    ResponderEliminar
  2. Ola Helena, explica-me que eu não sei nada disso... quais terapias e como tratas-te para ter comparticipação??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana, a tua C. tem terapias certo - quais?
      És tu que pagas por inteiro?
      Pediste o abono por deficiência?
      Este que falo é o abono por frequencia de estabelecimento de ensino especial ( para terapia da fala e terapia ocupacional)
      Nós podemos ter essas terapias num hospital (com P1 passado pelo médico) ou escolher uma escola de ensino especial (nesse caso pedimos o subsídio à SSocial).
      Como o hospital da minha residencia só garantia terapia da fala e teria que procurar outro local que tivesse terapia ocupacional, optei por uma escola onde tem as duas.

      Eliminar
  3. Boa!!!
    A minha agora vai começar com terapia ocupacional com integração sensorial pelo hospital e não vou pagar nada, esta tb com musicoterapia na intervenção precoce e vamos todas as semanas a UPI Dr. Pedro Cabral( unidade primeira infancia )que pertence ao Hospital da Estefania, é td estatal.

    ResponderEliminar
  4. Helena também podes-me dizer que papeis metes-te? Eu tenho um apoio há deficiência que recebo 56euros,pensei que era só isto,não tenho mais nada, a minha menina tem TF e TO no APPDA mas é há minha custa,pago em média 300euros/mês para ela ter 1x/semana cada uma das terapias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sílvia, eu também recebo esse abono de 56 euros, mas além disso requeri o subsídio por frequência em estabelecimento de educação especial (para terapia da fala e ocupacional)
      Mas atenção amiga, para conseguires esse subsídio tens que ter um atestado a dizer que a criança necessita dessas terapias.
      Eu desde Setembro que estava a pagar 294 euros na clinica por mês por duas sessões semanais de TF e TO, a partir de agora vou passar a pagar +/- 64 euros. Confesso que não estava a pensar que ajudassem tanto - fiquei super contente!

      A APPDA podia ter-te falado dessa possibilidade caramba!!!

      Eliminar
  5. Amiga fui-me informar, no APPDA não posso ter esse subsidio porque a segurança social já ajuda a instituição com 20vagas anuais. Teria direito mas teria de ir para uma clínica. Mas no APPDA não me disseram nada porque em Setembro a Leonor já vai entrar nessas vagas sociais( vão abrir 5 vagas,ou seja vão sair 5 e vão entrar outros5, e a Leonor é a 3ªentrada,esses 5 vão para a primária e vão ter essas terapias na escola),a partir k ela entre nessas vagas é gratuito e 4xpor semana(2x to e 2x tf com sessões de 45min),preferi em vez de andar a trocar,aguentar até Setembro porque depois vai compensar e ela já gosta muito das terapeutas. Acho k depois vai compensar financeiramente e é desnecessário voltar a começar tudo do inicio e a pequena ter k se habituar a novos terapeutas.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que boa notícia!
      vai ter o dobro das terapias que a minha tem.
      No início também nos falaram da APPDA, mas era impossível - fica longe de casa e não dava pra conciliar com o horario de trabalho...



      Eliminar