Objectivo do Blog

Sou mãe de uma menina que nasceu em 2009, o meu maior tesouro!
A minha filha apresenta comportamentos um pouco diferentes do comum para a idade, compatíveis com a Perturbação do Espectro Autista.

Este blog tem como objectivo a troca de informações com pais que estejam em situação semelhante.
Juntos encontraremos mais respostas pras nossas dúvidas e poderemos obter uma ideia melhor da evolução esperada para cada caso. Participem!

10 de setembro de 2012

"Luta mãe - iááááá"


Ainda não vos contei, mas a última vez que fomos ao H. S. João (dia 3 de Setembro), a doutora Alda ficou muito contente e até surpreendida com a evolução da minha grandona (a doutora comenta sempre que ela engana porque é muito grande).

Quando entramos no consultório ela deu de caras com os bonequinhos do filme Madagáscar e foi o delírio total:
- Olha, mãe, olha Marti!
- mãe, mãe a góia (a Glória)

A doutora tinha uma estagiária (penso eu de que) ao pé dela, a quem ela foi mostrar os bonequinhos e tudo.
Perguntei-lhe como se chamava o leão e ela prontamente:
-aiex (Alex)

A doutora fez outras perguntas, mas com outros bonecos que lá tinha, que como não eram de desenhos animados ela não ligou, mas esteve muito bem e até atirou beijos e disse xau à saída.

Então deu-me algumas ideias, dado o interesse exacerbado dela por desenhos animados, para tirar partido deles e a puxar para outras actividades.

Ora de momento ela está na fase "Panda do Kung Fú" e lembrei-me que podíamos tentar um jogo de imitação (foleiro eu sei, mas o objectivo final é que conta)

- Queres lutar como o Panda?
ela - xiiiiiiiiiiiiiiiiim!
- eu sou o mau e tú dás tatau no mau!
(ficou sem saber o que fazer)

Nisto eu digo "iá" e dou-lhe um soquinho na barriga, ela ficou tão contente, e começa iá iá iáááá
a bater-me, de repente calca-me um pé (como fáz o panda ao mau) e começa a rir tão contente!!!

Entendeu o jogo! Mas agora anda sempre atrás de mim "iá, mãe, luta, iá!"

Fomos a casa dos meus pais:
Olha, queres lutar com o avó, como o panda?
ela - iááá bô iááá pumba pumba



7 comentários:

  1. eheheh. O meu tb adora o Panda Kung Fu e está sempre a dizer: "Karaté, ya ya" e a imitar os gestos :) Bem, podemos um dia destes combinar um combate :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos pois!!! Mas aviso já que vai ser uma luta bem demorada... é que quando a minha gosta de alguma não se cansa fácilmente!!!

      Eliminar
  2. Que engraçada que ela está.
    Fico muito contente.
    A minha Leonor teve um pequeno retrocesso desde que apanhou a varicela, anda muito carente pela mãe, não me posso afastar muito tempo que ela chama logo. Vá lá que não retrocedeu em relação a ter deixado as fraldas, nisso está muito bem, deixou de dia e de noite e pede quando quer. Mas noto que anda choquinha, não quer brincar, só estar no sofá a ver tv, nem actividades quer fazer, mas como está sempre com febre também não exijo tal coisa. Não quer sequer tentar falar( costumo por imagens no pc para ela ir dizendo o que é) mas agora não está para ai virada, mesmo falando com ela não dá resposta nenhuma( na semana passada estava a se esforçar mais para falar até já tinha compreendido que ao pedir água quando tinha sede eu dava e batia palmas de contente).
    Eu sei que é tudo da minha cabeça mas é por estar habituada a ver a minha pequena sempre activa e a não parar 5 minutos quieta que agora vê-la há vontade 1 ou 2 horas deitada no sofá me faz confusão....
    A médica diz que deve ser só por esta semana, que para a semana ela já deve estar bem melhor e sinceramente espero que sim, quero ver a minha pequena outra vez mexida....
    Bem para já uma boa noticia, sempre chegou uma resposta do hospital, dia 18 a Leonor lá vai a uma consulta para avaliação, vamos lá ver como corre....

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As melhoras prá princesinha!
      Eu sou assim, quando a minha está bem queixo-me dela não parar um segundo, quando está doentita, tou sempre à espera que arrebite hi hi hi
      A sua filhota andava a ser seguida onde? Pensei que já fosse no S. João!
      A minha foi encaminhada pela minha médica de família, foi primeiro para neurologia, a neurologista encaminhou para pedopsiquiatria e a pedo entretanto já pediu um estudo genético, marcou para pediatra do desenvolvimento e otorrino. Pra teres uma ideia, este mês fui lá dia 3, volto dia 27, vou em Outubro , vou em novembro e já tenho marcação pra fevereiro...
      Não me posso queixar de falta de acompanhamento!
      Custa-me tanto ter que ir pra lá... mas tem que ser... há que aguentar!
      Odeio hospitais!!!

      Eliminar
    2. ... bem... não é bem odiar... tenho pavor... passei lá tanto tempo quando era pequena...

      Eliminar
    3. Olá,
      Pois sei bem o que é isso e ainda para piorar tive gravidez de risco e por isso tive de ficar 1 mês internada antes da Leonor nascer. Fora o pavor que a Leonor tem por isso cada vez que tenho de ir ao hospital é uma birra monumental( choro, berros, atirar-se para o chão, vomitos,... mas tem melhorado desde que não lhe toquem), mas mesmo quando não faz birra só quer é vir embora, não sai da porta do consultório... Por isso ando mesmo nervosa com o facto de ela ter que andar no hospital.
      A Leonor foi sinalizada há 3 meses pelo infantário por isso já tenho o apoio da segurança social para o ensino precosse( foi fácil porque já havia 1 menino a ser seguido, mas como andou tudo de férias só agora é que a equipa vai ao infantário fazer uma avaliação e ver o trabalho que vai ter de ser feito para a Leonor( era para ser esta semana mas como ela está em casa ficou para a semana), só depois dessa avaliação é que nos vão contactar para ter uma reunião. Já fui informada que a equipa é constituida por 1 educadora especial, 1 terapeuta ocupacional, 1 terapeuta da fala, 1 enfermeira e 1 pesicologa. Isto pelo infantário.
      Entretanto também fui falar com a médica de familia e ela avaliou a Leonor e enviou a carta para o hospital de Gaia para neonatologia para a médica da Leonor( A Leonor era prematura e ainda é seguida por uma médica de neonatologia), ontem a médica ligou a confirmar a consulta para avaliação e diz que a partir dai é que a Leonor irá ser recaminhada. Isto é muita burocracia e perdesse imenso tempo, fora o tempo que tive de esperar porque os meses de Agosto e parte deste de Setembro ainda andava tudo de férias. Agora vamos ver, para já a consulta da Leonor é no Hospital de Vila Nova de Gaia.acho que só na consulta é que vou ter essa informação porque também não sei se esse hospital faz esse tipo de seguimento.
      Mas ainda bem que a tua menina vai ser bem acompanhada, apesar de ter receio prefiro isso para a minha do que reclamar que estas crianças não têm apoios.

      Bjinhos

      Eliminar
  3. Hehe mais uma parte resolvida, a Leonor na Segunda já vai ser avaliada pelo SNIPI.

    E Terça no hospital....

    Ou está tudo parado ou vem tudo ao mesmo tempo, mas é bom ver as coisas a andarem para a frente:-)

    Bjinhos

    ResponderEliminar