Objectivo do Blog

Sou mãe de uma menina que nasceu em 2009, o meu maior tesouro!
A minha filha apresenta comportamentos um pouco diferentes do comum para a idade, compatíveis com a Perturbação do Espectro Autista.

Este blog tem como objectivo a troca de informações com pais que estejam em situação semelhante.
Juntos encontraremos mais respostas pras nossas dúvidas e poderemos obter uma ideia melhor da evolução esperada para cada caso. Participem!

12 de setembro de 2012

Terapia da fala/ocupacional


O início oficial foi ontem, digo oficial porque enquanto aguardávamos a resposta da Segurança Social, a minha filha teve várias sessões (gratuitas) para se familiarizar com o espaço e com as terapeutas.

A terapia da fala correu muitíssimo bem, confesso que fiquei surpresa.
A piolha disse o nome de quase tudo que a terapeuta lhe pôs à frente e era sempre “olha mãe, olha mãe” entusiasmada.
Fui aconselhada a eliminar a chupeta DE VEZ, é que a criatura já tem os "dentes" tortos, e isso está a afectá-la seriamente. Também  não consegue dizer imensas consoantes e tem um tom de voz “esquisito”.
Mas tirando essas dificuldades a terapeuta diz que ela é um “bom caso” porque apesar de se cansar muito rápido da brincadeira, retoma-a e está sempre a querer ver mais e mais coisas, o que é óptimo.

Por exemplo, se a terapeuta lhe mostra um livro com figuras ela folheia-o, passa os olhos pelas imagens num ápice, às vezes, em vez de apontar ela, pega na minha mão e aponta para o que a desperta mais e diz o nome ou então diz “olha mãe” e já quer ver outra folha e mais outra...quando chega ao fim, começa a folhear do início ou já quer outra coisa, mas passado um bocado lá retoma o anterior... e está sempre a querer explorar.

A terapeuta disse-me que uma criança autista não reage como ela reage e que na opinião dela ela tem é síndrome de Asperger...

É a segunda terapeuta que me diz o mesmo!


3 comentários:

  1. Pois, como o meu :) Também falam em Sindrome de Asperger. Mas agora é tudo igual... O novo Manual (DSM - 5) só fala de espectro de autismo... Enfim, não interessa nada se é autismo, Sindrome de Asperger, Perturbação da Linguagem... Importante é ajudar naquilo que eles precisam, como estás a fazer.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que está a correr tudo pelo melhor:-)
    Espero que a tua princesa continue no bom caminho.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a Rainbow Mum

    O importante são os progressos, a síndrome de Asperger não deixa de pertencer ao espectro do autismo... beijinhos e muito sucesso tendo também atenção que nas meninas habitualmente os sinais são mais ligeiros...
    beijinhos

    ResponderEliminar