Objectivo do Blog

Sou mãe de uma menina que nasceu em 2009, o meu maior tesouro!
A minha filha apresenta comportamentos um pouco diferentes do comum para a idade, compatíveis com a Perturbação do Espectro Autista.

Este blog tem como objectivo a troca de informações com pais que estejam em situação semelhante.
Juntos encontraremos mais respostas pras nossas dúvidas e poderemos obter uma ideia melhor da evolução esperada para cada caso. Participem!

11 de setembro de 2012

Coisas menos boas

(a alguns dias de completar 33 meses)

Chega ao infantário, entra na sala e dirige-se à zona dos brinquedos, não olha para quem está presente, raramente responde, por iniciativa própria, aos "olás" e aos "bons dias" de auxiliares e educadoras.
Uma das educadoras (que nem é a dela) tem ido ao pé dela pedir um beijinho e dizer-lhe que me diga "até logo" ou "xau"... mas sem grande sucesso e, se a televisão estiver ligada, então é tudo pra esquecer, fica vidrada e nem vê que pode calcar algum menino...

Continua arredia e vai vagueando pela sala sem mostrar grande interesse pelas actividades ou pelos amiguinhos.

Em casa quer ver televisão a toda a hora, é filme atrás de filme, fora isso tem um leque pequeno de interesses, ou pede que corramos atrás dela até à exaustão (nossa, porque ela tem pilhas duracel) ou que a balancemos pelos braços, que a ajudemos a dar saltos grandes em cima da cama, coisas físicas basicamente.
Não se interessa por fazer desenhos, as canetas são pra enfiar num qualquer buraco que encontre...
Livros até folheia e vai dizendo (ou apontando pra nós dizermos) o nome das coisas, mas passado um bocado já está a rasgar as folhas ou a saltar em cima deles...

Ontem esteve uma tia em casa, chegou na hora dos desenhos animados, todas as tentativas de aproximação foram desprezadas, ou guinchava como um porquinho pra ela não a chatear ou dáva-lhe turras para ela a largar e deixar ver os desenhos descansada.

Continua a ter pouca vontade de sair de casa e, quando sai, vejo que faz as coisas pela ordem que fez a primeira vez, ou seja, se vai a casa dos meus pais primeiro vai ver as galinhas, depois vai procurar frutas pra atirar ao tanque, depois vai dar comida aos coelhos, depois vai à cozinha buscar bolachas e depois ao quarto do meu irmão ver as estátuas dos cavalos.

Fora de casa (shoping, supermercado etc) já conseguimos ir de mão dada,  mas se a largarmos corre sem parar, sem preocupação de se perder, se precisar de alguma coisa não hesita em pedir ajuda à primeira pessoa que lhe aparecer (vá lá que já pensa duas vezes quando vai entrar em algum lado e eu lhe digo que lá dentro tem um mau).

Se alguém a aborda ela não liga peva... nem responde a nada, só mesmo se a pessoa tiver algo que lhe interesse e mesmo assim é muito difícil, por norma só tenta agarrar o que quer sem se esforçar por interagir com a pessoa.








4 comentários:

  1. Olá Helena,

    Pois isso é o que se passa com a minha. E agora que tem varicela( anda sempre com febre) parece que piorou.
    Antes ainda andava a correr pela casa e fazia as brincadeiras dela mas agora é sofá e tv.Até me mete confusão vê-la assim tão quieta quando o normal é ela não parar nem por 5 minutos. Ela adora ver tv, folhear livros até se chatear e rasgar ou tentar roer. Só quer andar aos saltos( principalmente na cama) e que eu ande a correr atrás dela. No shopping ou noutro sitio não lhe faz diferença se deixa de nos ver o que interessa é correr, também começo a conseguir que vá de mão dada mas chega uma altura que já não dá. Mas gosta de andar sempre a sair( acho que se habituou já que eu andava sempre a sair com ela para irmos a sítios novos, como ela não é obcecada por rotinas é de aproveitar), mas agora não pode sair o que dá direito a birras. Espero que o raio da varicela passe porque está-lhe a fazer falta o infantário. Mas lá é igual como a tua, não se interessa pelas pessoas, pelos amiguinhos ou pelas actividades. Anda mesmo é na dela e não interessa se magoa alguém se quer alguma coisa, exactamente igual com os desenhos animados.
    Mas temos que continuar a tentar.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elas são muito parecidas não é!

      Agora mais que nunca, eu acredito que a minha vai melhorar muito, ACREDITO mesmo!
      Antes metia-me confusão ela não dizer uma palavra, não me responder a nada, não me dar beijos, nem abraços, nem ligar a ninguém...
      Agora, tal como aconteceu com o piolho da rainbow (que tem sido um pilar) ela já constrói frases, vem pedir um "xí apetado" e dá-me beijos tão doces...
      O meu arco íris está a deixar de ser cinzento e a encher-se de cor a cada dia que passa.

      Eliminar
  2. As coisas vão melhorar. Ao ler o teu texto estava a ver o meu há uns tempos atrás. De facto muita coisa já melhorou, apesar de ainda não estarem perfeitas. Mas a interacção com os outros deu já um grande salto.

    É preciso MUITAAAAA paciência, mas hão-de lá chegar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei!
      Obrigada mais uma vez por partilhar a sua experiência e me dar tanto alento!

      Eliminar