Objectivo do Blog

Sou mãe de uma menina que nasceu em 2009, o meu maior tesouro!
A minha filha apresenta comportamentos um pouco diferentes do comum para a idade, compatíveis com a Perturbação do Espectro Autista.

Este blog tem como objectivo a troca de informações com pais que estejam em situação semelhante.
Juntos encontraremos mais respostas pras nossas dúvidas e poderemos obter uma ideia melhor da evolução esperada para cada caso. Participem!

15 de janeiro de 2013

Mas que raio...

Sexta-feira quando fui buscar a piolha não a encontrei no infantário, a auxiliar pediu que desculpasse mas como estava sozinha e queria limpar deixou-a com as colegas da creche, não me incomodou minimamente porque ela adora rever a "sala dos bebés". Abri a porta da sala e ela estava entretida a brincar com os nenucos, quando me viu sorriu e disse que os bebés tinham fome, foi buscar o biberon e começou a fazer de conta que alimentava cada um deles, depois foi ao cesto do pão (de brincar) e colocou um pão à frente de cada boneco - acho que foi a primeira vez que a vi a fazer jogo de imitação tanto tempo e principalmente, com empenho.

Quando a vou buscar faço sempre as perguntas da praxe "então o que fizeste hoje?" "brincaste muito?" "fizeste desenhos?"... mas ela não costuma responder (à excepção das quintas-feiras que é dia de piscina - quando pergunto "nadaste muito" ela normalmente diz logo que nadou muito e até que "comeu" água).
Naquele dia quando perguntei se brincou muito ela vira-se pra mim e diz "choei muito muito muito"
- choraste muito??? Porquê???
- a X bateu na menina - diz-me ela...
- Bateu??? (saltou-me logo à cabeça que ela pudesse ter ferrado outra vez em algum coleguinha)
- olha o que fizeste prá X te bater? Fizeste alguma asneira?
ela nada...
- Diz lá fizeste alguma coisa má?
ela nada
- olha, onde bateu a X?
- no rabinho (respondeu ela)
- e porque foi? diz à mãe!
ela nada...
- ferraste nalgum menino?
ela - não!

No caminho disse-lhe que ia parar na casa da X e lhe ia perguntar porque é que ela lhe tinha batido. Ela vira-se pra mim, assim sem mais nem menos, e diz - xoi (foi) um sonho mau!
Fiquei mais confusa ainda...
Então a X não bateu, foi só um sonho mau? - perguntei
e ela - xoi um sonho mau!

Tive uma vontade imensa de parar em casa da X e perguntar se se tinha passado alguma coisa, mas não o fiz... vinha mesmo confusa, será que ela lhe deu uma palmadita??? será que foi um sonho mau??? uma criança de 3 anos já sabe o que é um sonho mau???

No sábado de manhã voltei-lhe a perguntar o que se tinha passado, mas ela não me respondeu.
Volta e meia olhava pra mim e dizia "tú és má!" também nunca tinha feito isso antes...
No domingo estávamos a brincar e ela volta a dizer "tú és má", começo a fingir que choro e a dizer eu não era má, que era muito amiga...
Ela fica a olhar pra mim, sem saber o que fazer e de repente abre a boca, aponta lá pra dentro e diz "olha, olha bichinhos da tosse"
(quando ela esteve com muita tosse e febre, disse-lhe que ela tinha bichinhos da tosse porque andava descalça e que tínhamos que ir ao sr. doutor pra ele os tirar, à custa desta artimanha, de procurar bichos da tosse, ela deixou o médico ver os ouvidos, a boca, auscultar e medir a tensão; e passou a aceitar melhor não andar descalça.

Mas que raio tem uma coisa a ver com a outra??? Porque é que se lembrou dizer aquilo???

Ontem quando a fui buscar voltou a dizer que chorou muito muito muito - que a X lhe tinha batido...

Hoje de manhã finalmente encontrei a X e perguntei se ela tinha feito alguma asneira e contei-lhe o que se tinha passado, ela disse-me que a Tatiana se tem portado bem e que ninguém lhe bateu, o máximo seria ralhar ou por de castigo...

Não percebo nada...

2 comentários:

  1. Acho que ela já percebeu que chama a atenção da mãe ao dizer que lhe bateram :) Grande estratégia :) Bem, só sei que a miúda está um espectáculo e fala que se desunha!!! E que tens é que estar feliz por isso. Além disso nesta idade é natural alguma imaginação por isso nada disto me parece estranho...

    Que bom vê-la tão comunicativa!!!

    ResponderEliminar
  2. Realmente também não entendi, mas a pequenita lá deve saber o que anda a tramar:-p

    ResponderEliminar