Objectivo do Blog

Sou mãe de uma menina que nasceu em 2009, o meu maior tesouro!
A minha filha apresenta comportamentos um pouco diferentes do comum para a idade, compatíveis com a Perturbação do Espectro Autista.

Este blog tem como objectivo a troca de informações com pais que estejam em situação semelhante.
Juntos encontraremos mais respostas pras nossas dúvidas e poderemos obter uma ideia melhor da evolução esperada para cada caso. Participem!

8 de janeiro de 2013

A minha princesa com 36 meses

(3 anos)


Já fala muito mais e agora até se sai com pequenas frases como:
- ai, tá a doer
- cão tá fazeie baulho (fazer barulho)
- o pé está moado (molhado)
- lhec que nojo
Mas continua a referir-se a ela na terceira pessoa, ou seja, se perguntarmos como se chama ela responde “menina” e não diz por exemplo “ajuda-me”  ou “eu como” mas sim “ajuda a menina” ou “menina come”. Das poucas vezes que diz “eu”, erra nos verbos, que saem na 3ª pessoa -  “eu vai subir”, “eu fazeu doi-doi”.
Vê-se que tem imensa dificuldade em expressar-se, por vezes noto que o quer fazer, mas é como se as palavras não lhe viessem à mente.
Para a ajudar comecei a dizer-lhe as perguntas/respostas ao ouvido e ela repete-as às pessoas, coisa que antes não acontecia. Acho que este “método” a está a ajudar muito e ela está a aderir bem à minha iniciativa.

Continua hiperativa, só pára a ver desenhos animados (que continuam a ser o seu grande interesse).

Ainda não fala espontaneamente dos seus sentimentos nem vivencias, mas com alguma insistência já conseguimos que nos responda (como quando foi ao circo – que me respondeu que viu um palhaço e um leão).

Trabalhar com ela continua muito complicado porque não se mantem em tarefa tempo suficiente e demonstra muito pouco interesse nas atividades sejam elas quais forem (desenhos, pintura, colagens, puzzles, fotografias, jogos, livros etc) só gosta de coisas físicas - fazer-lhe cocegas, correr a apanhá-la, saltar abaixo de muros, trepar coisas, isso quer fica imenso tempo a fazer...

Continua a parecer surda muitas vezes, mas isso está a melhorar pois já nos responde mais vezes.
Já não se perde tanto quando lhe pedimos que nos faça algum favor ex: vai à gaveta buscar a trela da Luna.

Está mais interessada nos coleguinhas, principalmente se andarem todos a correr dum lado pró outro, mas quase não fala com eles e se lhe perguntar o nome dos amiguinhos da turma ela raramente diz, tenho que insistir mesmo muito e a maior parte das vezes diz só “menino/a”.
Ainda lhe falta muito no que respeita à interação com eles, ela é capaz de chegar ao pé dum colega e sem mais nem menos começar a fazer-lhe cocegas, acho que ela faz o que gostava que eles lhe fizessem... mas os outros não percebem e acabam por não entrar na brincadeira.

É muito teimosa e reage mal quando é contrariada – começa a puxar o vômito e se não lhe desviamos a atenção pra outras coisas vomita mesmo.
Quando quer alguma coisa é extremamente impaciente e é capaz de ficar a repetir o que quer até lhe darmos.
Desde que começou a perguntar “onde vamos?” noto que faz a pergunta mesmo depois de já saber a resposta.
Está mais observadora e estes dias depois de lhe dar água disse-me “obigada”.

Apesar de se manterem algumas coisas menos boas a verdade é que os últimos 6 meses de 2012 foram realmente de grande evolução, só espero que 2013 seja igual, não peço mais nada!



2 comentários:

  1. Foram sem dúvida de grande evolução e 2013 vai ainda ser mais de certeza!!!

    Essa pequenita vai mesmo no bom caminho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Também acho que a tua pequena está no bom caminho e vai continuar assim de certeza.

    Bjinhos

    ResponderEliminar