Objectivo do Blog

Sou mãe de uma menina que nasceu em Dezembro de 2009, o meu maior tesouro!
A minha filha apresenta comportamentos um pouco diferentes do comum para a idade, compatíveis com a Perturbação do Espectro Autista.

Este blog tem como objectivo a troca de informações com pais que estejam em situação semelhante.
Juntos encontraremos mais respostas pras nossas dúvidas e poderemos obter uma ideia melhor da evolução esperada para cada caso. Participem!

26 de julho de 2012

Bendita Internet

Fiquei rendida!
Este blog é mesmo fantástico! (http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.pt)
Agradeço muito à ClaudiaMG pela partilha.

Fiquei a perceber muito melhor o que é a integração sensorial e acho a minha filha tem de facto problemas sensoriais.
Especialmente este, é que a minha filha é mesmo assim! Também é sem dúvida uma Sensory Seeker, respondo SIM a quase todos os pontos!

Hipossensibilidade Vestibular de Movimento:
- pouca noção do perigo e adora parques de diversão.
- fica constantemente em movimentos pular,correr,saltitar.
- A criança não percebe e não sente a sensação de queda e perigo.
- a criança desconhece a sensação de cair e não se protege a si mesmo.
- Pouca noção do equilibrio dinâmico. Pouca reação protetora de braço.
- criança está sempre a cair e com vários machucados. Quedas frequentes

(ela não cai muito, fáz é tangentes ao correr e por isso dá muitas vezes cabeçadas nos móveis, não salta à vista porque ela não chora...).

Sensory seekers (crianças que buscam sensações):
-Gosta de girar
-Sobe em coisas muito altas
-Sobe em tudo
-Tromba nas coisas (pessoas, móveis, parede)
-Coloca a boca/lambe coisas não comestíveis (móveis, brinquedos, corpo)
-Mastiga coisas não comestíveis
-Come excessivamente
-Constantemente luta com os irmãos/outras crianças
-Toca em tudo
-Brinca com a comida
-Faz bagunça para comer (
é trapalhona a meter à boca)
-Enche muito a boca com comida
-Come comidas apimentadas ou condimentadas
-Pouca resposta à dor (esquece rapidamente dela)
-Joga todos os brinquedos pra fora da caixa só pra olhar pra eles
-Gosta muito de brincar com lama, água, sabão, e outras coisas bem sensoriais
-Pula muito
-Gosta de andar descalço
-Mastiga a escova de dentes
-Não consegue ficar sentado quietinho na cadeira
-Cai da cadeira sem razão aparente
-Procura barulhos altos (aumenta o som da tv, coloca brinquedos barulhentos próximos ao ouvido, gosta de secador de cabelo, aspirador de pó, etc)
-Não consegue regular bem o próprio volume (você diz constantemente “pare de gritar”)
Buscando Sensações Sensoriais Vestibular
- Adora parque de diversões
- Descrito como hiperativo - sempre a correr, pular e saltitar
- Envolve-se em balançar ou movimentos rítmicos
- Dificuldade de ficar sentado
- salto, intenso movimento, inclusive posições de cabeça para baixo
-Adora gangorras, trampolins,cama elástica e cambalhotas mais do que outras crianças
- Parece que não consegue ficar parado


*     *     *     *     *
Actividades proprioceptivas:

A minha filha adora meter-se debaixo dos assentos dos sofás, enrolar-se nos cobertores, estar dentro do saco cama e tenda de campismo e que lhe atiremos as almofadas todas pra cima, ou seja gosta de sentir toque e peso! – graças ao blog descobri ela gosta de actividades proprioceptivas - atividades que envolvem toque profundo ou pressão profunda como lugares apertados, almofadas, puff ou travesseiros - ajudam na organização do comportamento e concentração.

A minha piolha ia adorar estas sensações:
P
A pressão profunda pode ser altamente benéfica para algumas crianças com autismo,Transtorno de processamento sensorial, TDAH e outros distúrbios neurológicos.Com base na técnica de integração sensorial de pressão profunda proporciona a criança uma maior informação inconsciente dos músculos e das articulações.O peso adicional ou pressão pode ajudar a melhorar a integração das informações sensoriais. Como resultado, a criança pode se tornar mais organizada,calma e melhorar a sua capacidade de se concentrar no jogo, na aprendizagem.

Cabana suspensa (estimulo vestibular e proprioceptivo) sensações para acalmar o comportamento.

Rede (estimulo vestibular) para acalmar o comportamento e aumentar o nivel de alerta.

Enrolar o edredon pressão profunda e passar a bola em cima do corpo com toque profundo para acalmar a criança.
Deitar ou sentar em várias almofadas ajudam acalmar e organizar o comportamento.
Saco de Bolas - sensação tátil e proprioceptiva para acalmar e organizar o comportamento.
Dentro de uma caixa de papelão ou plástico com almofadas.Lugares apertados ajudam acalmar e organizar o comportamento.

Isto já faço em minha casa e ela adooooooooora:
Também adora que a deixe assim suspensa, fazemos isto no parque:

No blog tem ainda uma infinidade de ideias que podemos por em prática mesmo em casa:
Placa de esferovite e palitos pintados:
Picar em linha reta:
Fazer cadeado de clipes:
Berlindes:
Cereais, palitos de espetadas e plasticina:
Bolinhas gelatinosas
Feijões:
Picar uvas passas
Pauzinhos de gelado coloridos - separar por cores:
Massa e uma caixa de cartão:
Separar molas por cores:

Ontem experimentamos a caixinha surpresa, fui buscar a piscina insuflável dela pra evitar que o chão ficasse imundo e correu muito bem, primeiro coloquei feijões e escondi lá no meio um ovinho surpresa com pintarolas dentro, ela metia a mão e tentava encontrá-lo, a recompensa era uma pintarola, depois experimentei arroz, depois massas, depois açucar e depois espuma, ela gostou muito! Não experimentei nada com consistencia de pápa que é o que ela não gosta, mas logo que tenha oportunidade experimento.
Também experimentei isto na hora do banho, ela adorou o funil claro!



4 comentários:

  1. Pequenas coisas podem ser muito boas, às vezes as coisas são simples mas não nos vem há ideia. Ainda bem que existem páginas com actividades que são simples para fazer em casa e que acaba por nos ajudar.
    Espero que essas actividades ajudem ainda mais a tua menina.
    Bjinhos
    Silvia

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  2. De nada Helena.

    Eu sou fã deste blogue, é muito, muito bom e explica muita coisa e ajuda-nos em muito com bastantas estratégias que podemos facilmente aplicar em casa.

    Beijinhos grandes e agora é ir seguindo aos poucos e poucos as "brincadeiras" propostas.

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  3. Acho que as minhas piolhas também iriam ter um tick em quase todos os itens dessa checklist... Obrigada pela partilha de atividades e tarefas!!

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