Objectivo do Blog

Sou mãe de uma menina que nasceu em 2009, o meu maior tesouro!
A minha filha apresenta comportamentos um pouco diferentes do comum para a idade, compatíveis com a Perturbação do Espectro Autista.

Este blog tem como objectivo a troca de informações com pais que estejam em situação semelhante.
Juntos encontraremos mais respostas pras nossas dúvidas e poderemos obter uma ideia melhor da evolução esperada para cada caso. Participem!

12 de fevereiro de 2020

Resumo


A Tatiana é Autista de nível 1 (alto funcionamento), ou seja, as diferenças que ela apresenta passam quase despercebidas numa primeira abordagem. Ela tem bom potencial cognitivo o que ajuda a esconder as suas dificuldades que são essencialmente a nível Social.

A Tatiana é uma menina solitária. Ela tem uma grande dificuldade em fazer e manter amigos por não alimentar conversas que não lhe interessam, nem apreciar a maioria das brincadeiras dos colegas. Pra ela é muito stressante abordar um colega, não sabe o que dizer, que brincadeiras propor etc, e por isso ela não gosta dos intervalos na escola. Não ajuda o facto dela querer amigos “às vezes” - ela não percebe a dinâmica da amizade (que é uma coisa que tem que se cultivar diariamente), mas gosta de ter amigos.

Tem muita dificuldade em reconhecer rostos (associar rosto/nome) pra ela é como se todos tivessem rostos demasiado parecidos e por isso ela confunde facilmente estranho/conhecido, peço muito cuidado com este pormenor especialmente nas saídas da escola - a Tatiana demorou quase 2 anos a decorar o nome de todos os colegas da turma.

A Tatiana odeia barulho, pediu-me se podia, no 5º ano, trocar os colegas da turma por uma turma de alunos silenciosos… como mãe fiquei triste por perceber que ela não criou nenhum vínculo especial com os seus colegas… o silencio é mais precioso pra ela que os amigos.

Tem alguma dificuldade em expressar as suas ideias especialmente se estiver num local com barulho/distrações.

É uma menina ansiosa, que gosta de manter as suas rotinas, as férias são um desafio, ela tem muitas vezes dores de cabeça, farta-se de tudo rapidamente e está constantemente a perguntar as horas, ansiosa pra voltar para casa. Às vezes repete “lembretes” quando sente que o seu pensamento está “vazio”.
Não há nada que ela goste mais que estar em casa a explorar o youtube.

Apesar de ser pouco faladora e parecer sempre distraída a Tatiana sabe uma imensidão de coisas. Não é tímida, nem envergonhada.

A Tatiana toma medicação para prevenir a enxaqueca com aura. (A enxaqueca com aura é uma doença neurológica que se manifesta por crises de enxaqueca precedidas de sintomas visuais ou sensitivos. O nome aura refere-se às sensações que são sentidas um pouco antes da dor de cabeça começar. A aura pode durar poucos minutos até uma hora e é seguida de dor de cabeça forte.)

A Tatiana também tem Dislexia.

Sem comentários:

Enviar um comentário