Objectivo do Blog

Sou mãe de uma menina que nasceu em 2009, o meu maior tesouro!
A minha filha apresenta comportamentos um pouco diferentes do comum para a idade, compatíveis com a Perturbação do Espectro Autista.

Este blog tem como objectivo a troca de informações com pais que estejam em situação semelhante.
Juntos encontraremos mais respostas pras nossas dúvidas e poderemos obter uma ideia melhor da evolução esperada para cada caso. Participem!

12 de junho de 2013

A minha princesa com 3 anos e meio

A minha princesa tem vindo a evoluir muito bem, o discurso já não se prende apenas com necessidades básicas, já faz comentários acerca de coisas que vê e já nos procura mais para mostrar algo que lhe tenha suscitado interesse, há três dias perguntou pela primeira vez “o que é isto?” Tem-se mostrado mais curiosa e mais atenta não só a coisas mas agora também a pessoas e crianças.
Está agora a mostrar “vergonha” em certas situações, está muito mais obediente e menos eléctrica.
As rotinas dela estão cada vez mais “desrotinadas” parece que de repente se fartou do que fazia e pela primeira vez pede-me “novo” coisa que antes a fazia entrar em parafuso... não sei o que pense... mas estou muito feliz!
Já não fica presa em detalhes, parece que abriu os olhinhos para o “todo” finalmente. É uma maravilha sair com ela de casa agora, está ordeira e comenta imenso aquilo que vê. Noto que quer ir brincar com os pares, mas ainda não sabe como se integrar, se lhe digo como se comportar ela aproxima-se e faz direitinho. Noto é que o tom de voz dela é estranho... soa a forçado, sem empatia.
Não fica a brincar com os amiguinhos muito tempo porque perde-se facilmente com outros pormenores ou não percebe as brincadeiras...
Ainda não tem grande noção de pessoa estranha... continua a abordar qualquer um quando pretende alguma coisa e fica sozinha em casa de qualquer pessoa desde que tenham coisas que lhe interessem.
No infantário continua a preferir áreas menos concorridas como a biblioteca mas está mais interessada nas atividades deste que as faça sozinha ou inserida num pequeno grupo, caso contrário desconcentra-se e não consegue levar a cabo a tarefa.
Continua a associar muitas da coisas que vê a cenas dos desenhos animados, o que faz com que quem esteja “por fora” ache que está a dizer coisas fora de contexto, mas não, tenho-me apercebido que quase sempre a ideia dela faz sentido.
Já não é agressiva com os coleguinhas, pelo contrário, acarinha se algum está a chorar e é muito beijoqueira.  Melhorou a imitação – estes dias foi a correr pra porta de casa e disse-me  “he he cheguei primeiro”.
Neste momento a maior dificuldade dela é lembrar-se das palavras, pode parecer estranho mas eu acho que ela só não fala mais porque tem dificuldades em lembrar-se das palavras, como se a nossa língua fosse estrangeira pra ela...
Porque é que penso isso – porque quando a questionamos acerca de algo ela demora a responder (quando responde) mas parece estar a esforçar-se imenso para se lembrar, além disso às vezes quer responder e começa “é...é...é...é...é...é...é...”
As cores por exemplo – se lhe mostro o verde e pergunto que cor é, ela responde “é a cor do sapo”... eu respondo “e de que cor é o sapo?” ela põe-se a pensar e diz “da cor da folha”... só se eu disser “é ve....” é que ela responde “é verde”.
As vezes dizemos-lhe “pergunta se podes pegar” ela vai e diz “podes pegar?” ou dizemos-lhe “diz obrigada a ele” e ela diz “obrigada a ele” coisas típicas de quem não entende bem os significados.
Será que pensa por imagens??? Às vezes penso nessa hipótese...
Já utiliza mais o “eu” e já sabe dizer como se chama, até diz o nome completo.
Já não nos ignora quando a chamamos, agora são raras as vezes que não nos responde.
Continua a andar em bicos de pés quando está excitada ou em ambiente estranho e a fazer “hummmm hummmm” enquanto come, mas cada vez menos.
Outra coisa que deixei de notar foi o olhar alheado e distante que ela antes fazia de vez em quando.
Há dois meses que não usa fralda de noite - sem acidentes até agora.

Estou muito contente e aliviada, espero que com vocês as coisas também fiquem cada vez mais coloridas.


8 comentários:

  1. Grande evolução! Ainda é tão novinha que tem grandes perspectivas de ir superando mais algumas barreiras.
    Muito bom,
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Mina :)
      é isso que me anima - ela ainda ser novinha e estar a evoluir assim bem!

      beijinhos

      Eliminar
  2. Que bom está no bom caminho, e com tanta evolução vai ficar boa de certeza.
    Por aqui acho cada vez mais negro, evoluçoes nenhumas, ando novamente desanimada, quem ainda me da força para isto tudo é o meu Didoca. ( Dinis )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Anabela, não desanimes - da idade da tua a minha também me parecia que tinha estagnado, mas vai evoluir vais ver. Lembro-me que queria tanto que o tempo passasse para ver progressos... Custa esperar mais as coisas acabam por acontecer.

      beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Helena,que bom ver as coisas tão positivas da Tati,mesmo tendo o mesmo tempo as nossas meninas evoluíram de maneiras distintas. Em relação há minha Leonor vou ter de me concentrar mais na linguagem/comunicação,já evoluiu muito mas ainda tem uma linguagem pobre,o contacto ocular melhorou imenso e tem um enorme leque de palavras,identifica tudo,dá a entender que sabe tudo,aponta e se ouve algum som diz o que é mesmo sem o estar a ver,mas é dificil fazer frases,diz mas noto que é muito forçado ou repetitivo,mesmo dizendo no contesto certo,mas parece que da maneira como o diz não soa muito bem,não sei muito bem como explicar mas de qualquer maneira e mais "mama pão ou "mama maça","mama dormir".Ela diz exactamente o que quer mas ainda é um modo de falar pobre,mas temos de começar por algum lado,tem emensa ecolália,repeta tudo dos desenhos animados e decora as musicas todas,ai já diz frases completas....O que realmente mudou foi a socialização,a minha sempre teve jogo simbólico mas fazia-o muito sozinha e agora já quer estar com as outras crianças,ela gosta muito de brinquedos. Está mais calma e não anda tanto a correr de lado para lado e já se senta a fazer actividades(apesar de ainda trocar de umas para outras com muita facilidade),quando vamos sair vai ao nosso lado de mão dada e mesmo que vá a uma loja de brinquedos e pegar em alguma coisa,basta eu dizer que não pode levar e ela pousa sem fazer nenhuma cena...a autonomia melhorou muito,arrisco-me a dizer que neste momento está até mais avançada do que seria de esperar nesta idade. Em casa chama para ir há casa de banho porque não chega há sanita(vou-lhe comprar um banco para que ela se possa por em cima e chegar há sanita sozinha)mas tirando isso ela é que faz tudo sozinha desde por a roupa para baixo e para cima,limpar-se sozinha e por agua abaixo e lavar as mãos.No infantário ela já vai sozinha.Antes de ir dormir arruma os brinquedos todos,deixa o quarto direitinho.
    Cont

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amiga, a tua no jogo simbólico e no brincar sempre foi mais "normal" que a minha e isso é muito importante também.
      Apesar da minha ter realmente evoluido na comunicação ela ainda não brinca com os brinquedos como é suposto. Aliás ela não dá valor nenhum a brinquedos... estes dias uma tia que mora no Brasil veio visitar-nos e trouxe-lhe uma fada (tipo barbie) lindíssima, ela pegou nela sem entusiasmo nenhum, tirou-lhe a varinha mágica e deitou a boneca ao chão, coitada da minha tia ficou toda triste... os brinquedos ainda são coisas para enfiar em buracos ou atirar pra algum lado, é impressionante - ela destroi tudo em 3 tempos :(

      Olha tú dizer que a maneira da tua falar não soa bem - será que é como a minha???
      A minha fala com um tom estranho também - parece que não tem emotividade, é difícil explicar... e quando fala parece que é sempre na interrogativa...
      Na autonomia a minha ainda está atrasada, a educadora já me referiu isso também :(
      ela já puxa a roupa para baixo e para cima, mas temos que estar sempre em cima dela porque limpar-se é para esquecer, mesmo que faça caquita, não espera nem pede que a limpem...
      Lavar as mãos também só se nós lavarmos. Arrumar brinquedos ui ui é pra esquecer, nem ameaçada ela arruma. A safadinha amua, chora, mas não arruma - tem cá um ego!!! Vai levar muita palmada no rabo se continuar assim :)

      Eliminar
  4. cont
    Se for coisas simples já se começa a vestir sozinha(roupa interior,camisolas e calças/saia)e desde sempre tirar roupa foi um amor(para se despir estava sempre pronta)já pede para ir dormir e abre a cama sozinha e deitasse(mas não adormece sem ter de lhe ir dar um beijo de boa noite,adoro isso,hihihihi), se for calçado de velcro já se calça sozinha,lava os dentes sozinha e até já aprendeu a deitar a água fora(antes ela engolia),na semana passada comprei-lhe uma bicicleta e mal se sentou nela parecia que já sabia o que fazer,adora andar de bicicleta agora quer isso todos os dias....Tem maior noção do perigo,já pensa mais nas coisas porque sabe que se pode magoar e quando vamos sair mesmo quando quer correr é só uns metritos há nossa frente e está sempre a parar e a olhar para trás para nos ver. Continua com pouca tolerância há frustração mas agora quer consolo quando se começa a irritar,vem logo para o colo e fica abraçada.Esta semana aconteceu uma situação engraçada,sempre que vamos ao shopping ela tem de ir há zippy buscar um balão e agora mesmo quando não estão cheios ela vai há menina da caixa pedir,então ela entrou foi há menina da cx e pediu"balão"e a menina mt simpática perguntou de que cor(eu a pensar para mim que ia ter de lá ir escolher)mas a minha pequena respondeu"rosa",acho que fiquei com o queixo caido de tão parva,entretanto a menina da cx pegou num rosa e encheu e virou-se a minha "já está"e eu pois é meu amor já está,ela esticou o braço para a menina da cx e disse"dá",a menina deu-lhe o balão e saisse a minha com esta pérola"obigado"eu nem queria acreditar que tinha ouvido isso. A menina da cx virou-se e disse que ela era muito educada por isso deu-lhe uma mão cheia de balões. Mas eu nem queria acreditar quanto mais o dizerem que ela era educada!!!
    No fundo o saldo é positivo. Mas como vês Helena apesar de serem da mesma idade acredito que cada uma evolui de maneira distinta, mesmo tendo o mesmo diagnóstico acho que são duas meninas totalmente diferentes.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cont.
      A minha ainda não consegue vestir roupa de cima, só mesmo meias, cuecas e calças/saia, mas ainda mal.
      Para dormir é sempre forçada... nunca ví criatura a detestar tanto ir prá cama!
      Noção do perigo a minha ainda não tem - isso continua igual e continua a "explorar" sem mostrar medo de nos perder de vista - isto é uma coisa que me deixa um pouco assustada...
      Em relação ao dizer obrigada a minha também diz :) a primeira vez que a ouvi foi numa situação parecida com a tua e tive a tua reação :) também não estava a acreditar no que estava a ouvir!

      Eliminar