Objectivo do Blog

Sou mãe de uma menina que nasceu em 2009, o meu maior tesouro!
A minha filha apresenta comportamentos um pouco diferentes do comum para a idade, compatíveis com a Perturbação do Espectro Autista.

Este blog tem como objectivo a troca de informações com pais que estejam em situação semelhante.
Juntos encontraremos mais respostas pras nossas dúvidas e poderemos obter uma ideia melhor da evolução esperada para cada caso. Participem!

25 de março de 2014

Brincadeiras normais

A piolha agora farta-se de falar sozinha, começou a brincar a sério, com os carrinhos e bonecas e loucinhas etc...
Longe vai o tempo em que passava horas a atirar brinquedos pelas escadas abaixo... repetidamente...

Estes dias eu estava a arrumar, primeiro ouvi um barulho e depois ouço-a a choramingar...
mãe: que se passou??? Magoaste-te???
ela: não (muito surpresa da minha aflição) só estava a FINGIR!!!
mãe: há... é que eu fiquei preocupada!
ela: não te preocupes mãe, foi a boneca que caiu e magoou-se!!!

3 comentários:

  1. A tua menina está uma mulherzinha. Uma fantástica evolução. O faz de conta parece básico, mas é muito complicado, o meu filho trabalhou muito isso com a educadora na pré, posso dizer que ele teve mesmo de aprender a fazer de conta.
    Beijinhos
    Filomena

    ResponderEliminar
  2. É de facto impressionante a evolução da tua filha. SInceramente parece-me que a tua filha é um caso excepcional, a forma como ela evoluiu à velocidade da Luz.

    Deves estar mega feliz!!! :)

    Mesmo aquelas manias mais rotineiras que ela tinha dificuldade em aceitar já lhe passou?

    Beijinhos

    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Rita, não podia estar mais feliz :)
      Como ela era, e agora, não tem nada a ver, mesmo!
      Ainda ontem falava com uma amiga sobre isso, a minha filha não olhava pra mim quando a chamava, não ligava aos avós, aos tios, a outras crianças...
      Não sabia brincar - lembro-me de passeios que fizemos e ela ficava a apanhar folhas e a atirá-las para a água, por uma tarde inteira se fosse preciso, ou a deixar cair qualquer coisa ao chão, apesar de ter tantas crianças à volta dela. As pessoas tentavam falar com ela e ela ficava toda incomodada...
      Os passeios ao shoping eram horríveis, ela ficava hiperativa, só corria, corria... se a agarrava ela deitava-se no chão a fazer uma cena daquelas...
      Quando tínhamos que sair de casa era um horror, ela chegou a ir a chorar a viajem toda!
      Ela tinha mais de 2 anos e meio quando me deu um miminho espontaneamente!!!
      Agora realmente é outra criança - fácil de levar - se fizermos um trajeto diferente só temos que lhe explicar porque e ela aceita super bem a mudança de planos. Não faz birras - parece mesmo uma menina crescida lol
      Gosta de brincar com outras crianças e já tem mais jeito para se integrar nas brincadeiras.
      Já pergunta pelos familiares e é muitíssimo meiga.
      Na escola até dizem que ela é uma "escova" porque se fizer alguma asneirita vem logo dar miminhos pra não ralharem com ela.
      Agora também percebemos mais o quanto é esperta, porque de vez em quando sai-se com cada uma que até ficamos a olhar pra ela - parece muito distraída mas não lhe escapa
      nada!
      Resumindo: tirando uma pequena dificuldade em expor as ideias (as vezes dá impressão que não se lembra das palavras) não se vê NADA diferente nela.

      Estou mesmo muito feliz...

      Eliminar